Bienal Internacional do Livro São Paulo

De 26 de agosto a 04 de setembro, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, a alma dos amantes e devoradores de livro vai sorrir, e muito. É a #BienaldoLivroSP, o maior evento literário da América Latina, desta vez com uma programação especial, borbulhando novidades.

olivia pendergast
Olivia Pendergast 

Nunca fui a uma Bienal do Livro. Para falar a verdade, sei apenas que é um evento de deixar o coração pulsando loucamente, querendo abocanhar todos os livros que se insinuam pela frente.

Nessa 24ª edição eu vou.

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo deste ano (2016 para quem se perde na vida, prazer, eu) irá celebrar o universo dos devoradores de palavras impressas, do dia 26 de agosto a 04 de setembro.

Além dos lançamentos de livros que farão meu bolso tremer, e da presença de autores nacionais e internacionais que farão minha curiosidade se matar, o evento reunirá as editoras, livrarias e distribuidoras mais conhecidas, e servirá, com prato cheio, oficinas, debates (adoro) e tardes de autógrafos a quem se interessar.

Os autógrafos eu só espero que peçam para mim, porque sou tímida e poderei ter um infarto frente a escritores e escritoras fabulosas.

Fico imaginando corredores cheios de palavras humanas circulando, com o amor pelas letras em comum. Ao mesmo tempo, um burburinho de sentimentos extremamente singulares.

Eu, por exemplo, gosto de lamber o cheiro fresco de páginas novas. Quando leio magias encantadas repouso o peso da brochura sobre o peito e suspiro, segurando o choro ou alargando emoção.

annyakarina
Annya Karina

De qualquer forma, sempre me pego no pensamento inútil de descobrir como é que tal artista teve a proeza, a maestria, a genialidade sublime de escrever letras cósmicas.

Não sou amante do número 1. Ele me dá uma aflição esquisita. Talvez por isso eu esteja sempre lendo vários livros ao mesmo tempo, levando uma eternidade para terminá-los.

Como as ideias imaginárias me faltam agora, aproveito a alegria de quem não possui expectativas. Irei como um copo vazio, sedento por preenchimento inspirador.

Sei que a tentação estará à espreita, desejando roubar minhas suadas economias. Como sair ilesa do Anhembi sem ao menos um livrinho nos braços?!

Meus olhos de coruja passarão por intelectuais que admiro. Curiosos, também investigarão autores que ainda não compreendi o porquê do frisson. Os que desejo escutar com ouvidos de elfo estrangeiro, me ardem com suas palavras brilhantes, ideias tão bem costuradas que me abalam aos prantos pela beleza letrada.

Terei um chilique e desandarei com meus abraços.

Algumas pessoas se assustam com a luz quente que transmito sem perceber. Só depois de ver a cara desconfiada, e sentir o corpo petrificado de quem foi envolvido pelos meus braços curtos e apertados, é que compreendo minha alegria exagerada.

Sinceridade não anda lá muito na moda. Por algum motivo, o amor custa a virar tendência.

Os escritores que me desequilibram provavelmente já reencarnaram até em outros mundos, dado o tempo saudoso que deixaram esse planeta doido.

Adrien Jean Le Mayeur
Adrien Jean Le Mayeur

Quanto aos vivos, alguns estão com seus nomes inscritos no meu roteiro. Na tecnologia fresca e tortuosa que cresce como lombriga moderna, surgiu uma agenda eletrônica que permite montar e desmontar os planos de cada pessoa para o evento.

Você clica  no aplicativo de celular, faz o download e vai enlouquecendo. Uma delícia!

Só não sei por que é que o meu não funciona. Eu e os celulares não temos lá uma convivência muito pacífica.

O evento será dividido em 12 espaços específicos, proporcionando uma experiência multicultural. Vai ter sabor para todo tipo de gente e outros seres que também quiserem participar.

stan moeller
Stan Moeller
karin jurick
Karin Jurick
emmanuel garant
Emmanuel Garant

Sinta um gostinho da programação:

  • Arena Cultural BNDES: autores best-sellers, nacionais e internacionais, esperando por bate-papos e palestras.

Quem se lembra do livro “Melancia”? Minha amiga de infância, Kalil, iria perder a cabeça se não estivesse perambulando pela Itália exatamente nesta semana. Pois a autora do livro, Marian Keys, estará lá para distribuir autógrafos.

Se você só ficou sabendo disso agora já era, porque as senhas não só para Keys à caneta, como para vários outros escritores, já estão esgotadas.

sara herranz
Sara Herranz

Mas se você é daquele tipo de ser humano que não perde a esperança por nada, custe o que custar, esse link é para você!

Na minha lista querida e ansiosa está o historiador Leandro Karnal, o filósofo Mário Sérgio Cortella, o teólogo Leonardo Boff e mais um filósofo, Luiz Felipe Pondé.

 Segue a lista da galera confirmada: a romancista Lucinda Riley, as autoras para Young Adults, Ava Dellaira e Jennifer Niven, Amy Ewing e Tarryn Fisher, e o autor de literatura infanto-juvenil Mac Barnet (internacionais).Iberê Thenório, Mariana Fulfaro, Jen Sterling, Isabela Freitas, Carina Rissi, Pam Gonçalves, Francisco Cuoco, Bruno Gouveia, Maju Trindade, Malena, Lucas Lira, Becky Albertalli, Bel e Fran, Megam Mawell, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, ManyCandy, Chris Melo, PC Siqueira, Alexandre Matias, Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet e RezendeEvil.

jenny
Jenny Mörtsell

Para tudo que eu mudei de ideia!

Vou escrever apenas os lugares, porque se eu tiver a audácia de colocar os nomes de todas as pessoas que irão participar, o sofrimento será não só meu quanto seu também e, ultimamente, ando praticando a lei do amor ao próximo (um dia chego lá).

Os detalhes estão livres para serem devorados no site da Bienal.

  • Cozinhando com Palavras: espaço delicioso que une gastronomia, literatura e cultura, com curadoria do chef André Boccato.
matt taylor
Matt Taylor
  • Salão de Ideias SESC São Paulo e Itaú Cultural: Discussões atuais sobre questões sociais e literatura. Curadoria: CBL, SESC São Paulo e Itaú Cultural.
katarzyna oronska
Katarzina Oronska
  • Espaço Infantil Mauricio de Sousa e BIC: Dedicado ao público infantil, independente da idade! Ufa!

Quem é apaixonado pela Turma da Mônica e pelo Menino Maluquinho, fique de olho na sessão de autógrafos com o Maurício de Souza e Ziraldo, com um roteiro criado para toda a família!

Snezhana Soosh
Snezhana Soosh
  • BiblioSescs (Praça da Palavra e Praça da História): Incentivo à leitura com espetáculos de música, literatura e contação de histórias. Curadoria feita pelo Sesc.
fabio hurtado
Fabio Hurtado
  • Espaço Cordel e Repente da Câmara Cearense do Livro: Programação exclusiva e debates relevantes ao tema.
  • Espaço Ignácio de Loyola Brandão: Debates institucionais. Entre os principais assuntos em discussão estão: direitos autorais, políticas públicas, lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor editorial livreiro e a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.
helena perez garcia
Helena Perez Garcia

Fiel à proposta multicultural, haverá opções Geeks de sobra e universos paralelos feitos especialmente para a galera Cosplay (quem for à caráter e incorporar o personagem, a entrada é na faixa!). Siga a hashtag #MinhaBienaléGeek e fique por dentro de tudo!

fab ciraolo
Fab Ciraolo

 

O bombardeio de youtubers vai ferver nessa Bienal. Jout Jout e mais um tanto marcarão presença, usando o dom da palavra dita, como sabem fazer muito bem, explorando palestras e sessões de autógrafos.

DICAS PRECIOSAS:

  • Caro estudante, você é sortudo e tem direito à meia entrada.
helena hauss2
Helena Hauss
  • Diferença entre Arena de Autógrafos e Áreas 1 Sérgio Machado e 2 Jair Canizela: na Arena de Autógrafos estarão os escritores da Arena Cultural, e nas Áreas 1 e 2 os autores convidados pelos maiores expositores da #BienaldoLivroSP. A má notícia é que todas precisam de uma retirada prévia de senha, e boa parte já está ESGOTADA. Clique aqui para mais informações.

john lennon

  • Para as sessões do Salão de Ideias e apresentações do Cozinhando com Palavras, é necessário retirar as senhas 30 minutos antes do início de cada palestra no balcão do local, por causa do número limitado de lugares: 120 a 150.
chow ron lam
Chow Ron Lam
  • Vai ter transporte grátis! Os ônibus circularão com ida e volta ao Parque Anhembi a partir da estação Tietê do Metrô (Linha 1 Azul – Norte-Sul) durante todos os dias da semana, ida e volta a partir do Terminal Rodoviário e estação da Barra Funda (Linha 3 Vermelha – Leste-Oeste) apenas nos finais de semana. Eles funcionarão uma hora antes da abertura até uma hora após o fechamento do evento.
catrin welz-tein3
Catrin Welz-Stein

 

Garanta já o seu ingresso!

carol marine s
Carol Marine

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s